
Métodos contraceptivos
Definição
São métodos e técnicas que permitem evitar a gravidez.
Tipos
Os métodos contraceptivos podem classificar-se em naturais e artificiais.
Métodos contraceptivos naturais
Incluem técnicas para determinar o período fértil, ou seja, a altura do mês em que existe uma maior probabilidade de haver fecundação e evitar ter relações sexuais nesse período. Baseiam-se no conhecimento, por parte da mulher, do seu corpo e do seu ciclo sexual.
Os métodos contraceptivos naturais são:
- Muco cervical ou billings;
- Calendário;
- Temperatura.
Método do muco cervical
O muco é uma substância gelatinosa, produzida pelas glândulas do colo do útero que sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Na fase da ovulação adquire uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada dos espermatozóides no útero.
Se uma mulher desejar utilizar este método para contracepção, deverá, todas as manhãs, observar se tem muco na vulva e qual a sua aparência. Aprendizagem pode ser um processo moroso porque pode tornar-se difícil distinguir o muco, por exemplo de algum corrimento vaginal.
De modo a aumentar a eficácia contraceptiva deste método, a mulher/rapariga, só deverá ter relações sexuais 3 dias depois da ocorrência do ponto máximo de elasticidade do muco.
Métodos contraceptivos artificiais
São formas não-naturais de evitar uma gravidez.
Classificam-se em:
- reversíveis - que incluem aqueles em que a mulher pode engravidar naturalmente depois de interromper a sua utilização;
- irreversíveis - consistem em intervenções cirúrgicas que, uma vez realizadas, impedem definitivamente a gravidez.