9º ano

Conteúdos: 

 

No 9º ano, com o tema principal "VIVER MELHOR NA TERRA", pretende-se que os alunos compreendam que a qualidade de vida implica saúde e segurança, numa perspectiva individual e colectiva.

 

Encontra-se dividido em 3 subtemas:

Saúde individual e comunitária

   Indicadores do estado de saúde de uma população;

   Medidas de acção para a promoção da saúde.

 

Transmissão da vida

   Bases fisiológicas da reprodução;

   Noções básicas de hereditariedade.

 

Organismo humano em equilíbrio

   Sistemas neurohormonal, cárdio-respiratório, digestivo e excretor em interacção.

   Opções que interferem no equilíbrio do organismo (tabaco, álcool, higiene, droga, actividade física e alimentação).

 

Competências:

 

As experiências de aprendizagem, visam o desenvolvimento das seguintes competências:

 

  • Reconhecimento da necessidade de descrever hábitos de vida saudáveis e de segurança, numa perspectiva biológica, psicológica e social;
  • Reconhecimento da necessidade de uma análise crítica face às questões éticas de algumas das aplicações científicas e tecnológicas;
  • Conhecimento das normas de segurança e higiene na utilização de materiais e equipamentos de laboratório e de uso comum, bem como respeito pelo seu cumprimento;
  • Reconhecimento de que a tomada de decisão relativa a comportamentos associados à saúde e segurança global é influenciada por aspectos sociais, culturais e económicos;
  • Compreensão de como a Ciência e da Tecnologia têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida;
  • Compreensão do modo como a sociedade pode condicionar, e tem condicionado, o rumo dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde e segurança global;
  • Compreensão dos conceitos essenciais relacionados com a saúde, utilização de recursos e protecção ambiental que devem fundamentar a acção humana no plano individual e comunitário;
  • Valorização de atitudes de segurança e de prevenção como condiçao essencial em diversos aspectos relacionados com a qualidade de vida.