
9º ano
Conteúdos:
No 9º ano, com o tema principal "VIVER MELHOR NA TERRA", pretende-se que os alunos compreendam que a qualidade de vida implica saúde e segurança, numa perspectiva individual e colectiva.
Encontra-se dividido em 3 subtemas:
Saúde individual e comunitária
Indicadores do estado de saúde de uma população;
Medidas de acção para a promoção da saúde.
Transmissão da vida
Bases fisiológicas da reprodução;
Noções básicas de hereditariedade.
Organismo humano em equilíbrio
Sistemas neurohormonal, cárdio-respiratório, digestivo e excretor em interacção.
Opções que interferem no equilíbrio do organismo (tabaco, álcool, higiene, droga, actividade física e alimentação).
Competências:
As experiências de aprendizagem, visam o desenvolvimento das seguintes competências:
- Reconhecimento da necessidade de descrever hábitos de vida saudáveis e de segurança, numa perspectiva biológica, psicológica e social;
- Reconhecimento da necessidade de uma análise crítica face às questões éticas de algumas das aplicações científicas e tecnológicas;
- Conhecimento das normas de segurança e higiene na utilização de materiais e equipamentos de laboratório e de uso comum, bem como respeito pelo seu cumprimento;
- Reconhecimento de que a tomada de decisão relativa a comportamentos associados à saúde e segurança global é influenciada por aspectos sociais, culturais e económicos;
- Compreensão de como a Ciência e da Tecnologia têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida;
- Compreensão do modo como a sociedade pode condicionar, e tem condicionado, o rumo dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde e segurança global;
- Compreensão dos conceitos essenciais relacionados com a saúde, utilização de recursos e protecção ambiental que devem fundamentar a acção humana no plano individual e comunitário;
- Valorização de atitudes de segurança e de prevenção como condiçao essencial em diversos aspectos relacionados com a qualidade de vida.